terça-feira, 12 de janeiro de 2010


A MULHER SÁBIA

Eu quero falar desta passagem bíblica que é dirigida às mulheres, porém pouco explicada. Diz o Texto Sagrado: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Pv 14.1)

Para que entendamos bem, vamos primeiro ver o que significa a palavra edificar. Edificar é o mesmo que instruir; doutrinar; induzir ao bem e à virtude; fundar; construir. Podemos até construir uma casa, um edifício, mas se o alicerce não estiver bem feito, sólido, não será possível que a obra permaneça de pé por muito tempo. Porque, literalmente falando, com as próprias mãos a derribamos...

Para construirmos uma boa casa são necessários materiais de primeira qualidade-areia, cimento, ferro, enfim, tudo tem que ser de ótima qualidade! As escavações, por exemplo, devem ser profundas para a fixação das colunas. Sólido assim deve ser também nosso relacionamento com Deus; para que tenhamos um lar estruturado, em primeiro lugar é preciso amá-lo e temê-lo!Por meio de atitudes, procedimentos, nós devemos transmitir coisas boas aos nossos espectadores que são, na verdade, nossos familiares, vizinhos, amigos, enfim, todos aqueles que nos cercam. Só podemos transmitir o que temos, e isso reflete em nossos esposos e principalmente em nossos filhos, respectivamente falando, pois eles observam tudo em nós. Então, ao darmos bons exemplos, provavelmente eles nos imitarão.

Por que eu uso a palavra “provavelmente”? Porque é nossa obrigação ensiná-los, e cabe a eles acatarem o que lhes ensinamos e ordenamos. Se dermos maus exemplos, eles não terão em quem se espelhar.

Nenhuma casa fica pronta de uma só vez; sempre estará precisando de retoques, seja na decoração ou no acabamento. Nós também sempre estamos querendo melhorar alguma coisa em nossas casas: deixá-la mais bonita, mais aconchegante. Afinal, ninguém quer morar num lugar caindo aos pedaços. Quanto ao lado espiritual, Deus não quer habitar uma casa suja, quebrada, desarrumada, imunda, mas uma casa (o coração) limpa, desobstruída de toda maldade e sentimentos impuros.

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co 6.19)

Veja como edificar a sua casa para que ela não desabe e torne grande ruína. (Pv 14.1)

“Ensina a criança no caminho em que deve andar; e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Pv 22.6)

Pois a casa foi edificada sobre a rocha, e não sobre a areia. É claro que dá trabalho. E como dá! Mas a recompensa é agradável, e ninguém a destruirá. Cavar na areia é fácil, dá até para fazer com as próprias mãos, porém não tem tribulações - para derrubá-la, para destruir tudo.Por isso e por tudo, minha amada irmã, tenha temor e peça sabedoria a Deus. Assim, sua vida e sua casa (família) se tornarão uma benção nas mãos do Senhor.

BISPA FRANCILÉIA

Um comentário:

  1. A Paz minha querida irmã,suas palavras enchem meu coração,são como injeção de animo e força num momento de grandes mudanças no planeta terra e consequentemente em nossas vidas,que Deus a abençoe sempre firme nessa caminhada,nos ensinando a sermos obedientes e vigilantes na palavra do nosso Deus.Meu sonho é um dia poder abraça-la,fique na paz de JESUS CRISTO.
    Berenice Petermann
    Foz do Iguaçu - Paraná.

    ResponderExcluir